Antes de começa a citar os casos comuns vamos localizar aonde se faz o registro ou a emissão de uma nota fiscal de devolução e o que acontece ao efetuar este lançamento
Na tela do ERP se o seu usuário tem acesso deve aparecer os botões NF Entrada e NF Saída e também estas opções em Manutenção -> Faturamento
Acessando a tela NF Entrada e clicando em incluir -> Escolha a transação fiscal segundo a necessidade e os critérios abaixo
E23 -> Devolução ou retorno de mercadoria nova -> Move estoque, retorna seriais ou validade e safras e gera crédito para o cliente ou representante conforme o caso
E33 -> Devolução ou retorno de mercadoria danificada ou defeituosa-> Não move estoque, e nem retorna os seriais ou validade e safras, mas gera o crédito para o cliente ou representante conforme o caso
Estas duas transações fiscais exigem o lançamento da nota fiscal de referência, portanto somente será possível emitir ou registrar uma nota de devolução para cada venda.
Caso haja mais de uma nota referenciada na devolução e só queira fazer o Registro utilize outra transação fiscal de devolução e este caso não esqueça de referenciar a chave Nfe de cada nota fiscal de devolução lançando-as no botão "+" verde ao lado do campo pois esta informação é exigida para emissão de notas de devolução pela Sefaz.
Se ao lançar a nota de referência e sair do campo, no espelhamento, as quantidades que aparecem no grid não são as mesmas da nota fiscal referenciada ou estão zeradas, isso significa que já deve ter sido feita outra nota fiscal referenciando essa nota fiscal ou outra devolução ou nota fiscal complementar de imposto ou valor. Caso a nota referenciada tenha sido complementar e agora deseja devolver, entre em contato com o suporte solicitando o ajuste e verifique o que foi complementado, pois no caso de devolução esse complemento deve ser incluído na devolução.
Se ao clicar na aba de seriais não aparecer os seriais separados na nota fiscal de venda, cheque o cadastro dos produtos, se o controle serias do produtos está diferente de S.
Se a quantidade de seriais estiver menor que a quantidade de produtos devolvidos, verifique se foi feito um RMA destes seriais que faltam ( consulte o romaneio do pedido ) e se no retorno o mesmo número de série retornou e foi transferido ao estoque de vendas sobrepondo o registro do serial original que continha a indicação do pedido de venda. Neste caso acione o suporte informando a necessidade de ajuste, lembrando que como este serial já foi devolvido pelo RMA haverá duplicidade retornando novamente pela devolução e será necessário ajustar a quantidade do estoque do produto em seguida.
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