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Como Emitir uma nota fiscal de devolução de mercadoria recusada


Para Emitir a nota fiscal de entrada de uma nota fiscal recusada pelo cliente ou devolvida por cliente "Não contribuinte" o procedimento é o mesmo que para o Registro de Nota fiscal de devolução emitida pelo cliente,sendo necessário apensa alterar o campo ação da transação fiscal. 

Siga os passos abaixo:

-> Escolha a transação fiscal segundo os critérios abaixo
E23 -> Devolução ou retorno de mercadoria nova -> Move estoque, retorna seriais ou validade e safras e gera crédito para o cliente ou representante conforme o caso
E33 -> Devolução ou retorno de mercadoria danificada ou defeituosa-> Não move estoque, e nem retorna os seriais ou validade e safras, mas gera o crédito para o cliente ou representante conforme o caso
Estas duas transações fiscais exigem o lançamento da nota fiscal de referência, portanto somente será possível emitir ou registrar uma nota de devolução para cada venda.
Caso haja mais de uma nota referenciada na devolução utilize outra transação fiscal de devolução e este caso não esqueça de referencias a chave Nfe de cada nota fiscal de devolução lançando-as no botão "+" verde ao lado do campo pois esta informação é exigida para emissão de notas de devolução

-> Verifique o campo Ação da transação E23 de R- Registro para E - Emissão em Manutenção -> Tabelas -> Faturamento -> Aba Transações fiscais 
-> Na tela notas fiscais de entrada clique em Incluir e selecione a transação fiscal E23 
-> Se em estiver Registro Lance o número da nota fiscal e a data de emissão 
-> Lance em Nota Fiscal de referência o número da nota fiscal de venda emitida pelo sistema 
Ao clicar na tecla Tab ( sair do campo ) será feita a verificação do cadastro do cliente no Webservice da Sefaz e a nota será replicada para o Grid 
Se a devolução foi parcial altere as quantidades indicando exatamente os produtos que retornaram zerando a quantidade dos produtos que não foram devolvidos.
Ao seguir para a aba Dados adicionais caso tenha zerado a quantidade de algum item aparecerá uma mensagem indicando que pelo menos um item "está incompleto", ignore a mensagem neste caso e lance a transportadora e o tipo de frete. ( Cuidado, não lance transportadora 1 - Retira para cliente de fora do estado ou o CFOP será alterado para venda devolução de venda balcão - operação interna ).
-> Clique na aba seriais e caso necessário selecione os seriais dos produtos devolvidos ( devolução parcial ) para ativar o botão salvar. 

Ao salvar serão retornados ao estoque os produtos e os seriais indicados e será gerado um crédito ao cliente para que seja abatido do boleto em aberto ou gerado a anulação do recebimento  registrado ou para que seja utilizado como pagamento de um novo pedido de venda ( Tela de liberação do financeiro ).
 


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