Olá
Antes de explicar como emitir uma nota fiscal complementar, é preciso primeiro compreender o que precisa ser complementado e porque foi necessária a complementação.
Nota fiscal complemento de valor para cliente
O ERP Blue System tem como padrão utilizar a transação fiscal S30 para a complementação de valor em notas fiscais emitidas para clientes.
Logo ao selecionar a transação fiscal e dar Tab confira se o CFOP e a natureza de operação estão corretos, lembrando que o CFOP será ajustado automaticamente de 5 para 6 conforme o local do destinatário e os CFOPs de Venda são ajustados de x.102 para x.405 ou x.403 conforme a indicação de Substituição tributária (S ou N), o CST e os impostos lançados. Caso não esteja correto o CFOP e a natureza cancele e ajuste estas informações em Manutenção -> Tabelas -> Faturamento na aba transações fiscais o CFOP e a natureza deste item S30.
A primeira informação após a transação fiscal é a NF Referência que indica o número que será complementado e assim que sair do campo (tecla Tab por exemplo) será espelhada a nota referida.
Apesar de que a quantidade não será destacada na nota fiscal, ela não pode ser zero na tela ou o item será desconsiderado. Se ao carregar a tela todas as quantidades vierem zeradas, isso significa que ou uma nota fiscal de devolução ou outra nota de complementação já foi feita sobre esta referência. Acione o suporte se necessário tirar alguma dúvida a esse respeito.
Só mantenha a quantidade maior que zero nos itens que precisam ser complementados de valor e lance no valor unitário a diferença a complementar
Recomendo manter os impostos como estavam e será necessário na aba Dados complementares lançar uma transportadora e um tipo de frete para que seja habilitado o botão Salvar.
Nota fiscal complemento de impostos para clientes ou fornecedores
Como padrão utilizar a transação fiscal S40 para a complementação de impostos em notas fiscais emitidas para clientes e S41 para fornecedores.
Logo ao selecionar a transação fiscal e dar Tab confira se o CFOP e a natureza de operação estão corretos, lembrando que o CFOP será ajustado automaticamente de 5 para 6 conforme o local do destinatário e os CFOPs de Venda são ajustados de x.102 para x.405 ou x.403 conforme a indicação de Substituição tributária (S ou N), o CST e os impostos lançados. Caso não esteja correto o CFOP e a natureza cancele e ajuste estas informações em Manutenção -> Tabelas -> Faturamento na aba transações fiscais o CFOP e a natureza destes itens S40 ou S41.
A primeira informação após a transação fiscal é a NF Referência que indica o número que será complementado e assim que sair do campo (tecla Tab por exemplo) será espelhada a nota referida.
Apesar de que a quantidade e dos valores não serem destacados neste tipo de nota fiscal, eles são importantes para obter a base de cálculo dos impostos a serem destacados e a quantidade não pode ser zero na tela ou o item será desconsiderado.
Se ao carregar a tela todas as quantidades vierem zeradas, isso significa que ou uma nota fiscal de devolução ou outra nota de complementação já foi feita sobre esta referência. Acione o suporte se necessário tirar alguma dúvida a esse respeito.
Só mantenha a quantidade maior que zero nos itens que precisam ser complementados de valor e lance no valor unitário a diferença dos impostos a serem complementados. Por exemplo, se uma nota fiscal saiu com ICMS de 12%, mas deveria ter saído com 18%, deve lançar 6% no campo porcentual de ICMS e se havia IPI destacado e este imposto saiu correto, zere esta alíquota. A base de ICMS ST e o ICMS ST são unitários e qualquer diferença deve ser lançadas nos campos, não esquecendo de ajustar corretamente o CST para este imposto e caso o campo Substituição Tributária esteja N, altere para S para que possa ser destacado.
Confira os impostos na aba dados complementares e será necessário lançar uma transportadora e um tipo de frete para que seja habilitado o botão Salvar.
Caso ainda tenha dúvidas e já tenha consultado o contador para obter as orientações de como deve sair a nota fiscal complementar, envie ao email
suporte@vanguardati.com.br as informações que o contador passou e qual nota fiscal deve ser complementada para que possamos orientar sobre o uso do ERP para o caso específico.