O boleto que emiti no ERP não está aparecendo no banco. O que eu faço agora ?

O boleto que emiti no ERP não está aparecendo no banco. O que eu faço agora ?

Olá, antes de começar a ler este artigo eu gostaria que tivesse certeza de que entende como funciona o processo de emissão, envie e retorno de boletos via arquivo CNAB ao banco. Caso tenha alguma dúvida neste procedimento leia o artigo do link abaixo 


Ok, agora vamos ao caso em que eu emiti o boleto, enviei a remessa ( acho que enviei ) mas não estou encontrando registrado no banco.

As opções para este caso são: 

1 - O boleto não foi impresso e deste modo não tem um número do banco ( nosso número ) e deste modo não entra no arquivo de remessa. 
É possível visualizar o nosso número do boleto do campo Nosso número nas telas Manutenção -> Financeiro -> Recebimento CAR ou Manut CAR Avulso. Se estiver em branco não foi impresso o boleto. Para resolver este caso basta imprimir o boleto. Obviamente, se não imprimiu o cliente não recebeu, então envie o boleto impresso para que o cliente possa pagar indicando o número da nota fiscal e a data. Após impresso o boleto seguirá na próxima remessa.

2 - O boleto foi impresso, eu gerei o arquivo e quando fui enviar, o sistema do banco estava com problemas e no dia seguinte esqueci de refazer o envio.
Deste modo não somente este, mas todos os boletos desse dia estarão faltando no sistema do banco e nenhum destes clientes conseguirá pagar os seus boletos. Para resolver este caso localize o boleto nas telas Manutenção -> Financeiro -> Recebimento CAR ou Manut CAR Avulso e procure o campo data envio ou somente envio. Deste modo é possível encontrar o arquivo e conferir no sistema do banco em algo como histórico de remessas se o arquivo foi aceito ou recusado ou nem enviado e pode-se refazer o envio (somente se o banco não controla os números de arquivo como o Bradesco faz, que recusará um arquivo com o número anterior ao último recebido, neste caso, será necessário zerar o envio de cada boleto utilizando a tela Gerenciamento de boletos e refazer como novo arquivo CNAB de remessa. Vou detalhar o procedimento mais abaixo).
É sempre importante ao registar os arquivos de retorno no dia seguinte verificar se constam os aceites dos títulos enviados na remessa do dia anterior. Se não houver nenhum aceite é por que tem algo errado e quanto antes localizar o problema e ajustar, melhor, pois boleto não registrado não pode ser pago pelo cliente.

3 - O arquivo de remessa foi recusado 
Normalmente nos sistemas dos bancos existe um histórico de remessa dos arquivos e é possível verificar se o arquivo foi aceito ou recusado, quantos boletos haviam no arquivo e o motivo. Neste caso recomendo que abra um chamado no suporte de cobrança do banco para entender o que aconteceu.

4 - O boleto específico foi recusado 
No retorno do dia seguinte da remessa o boleto aparecerá com a ocorrência de recusa 03 e o motivo. É muito raro de acontecer pois o ERP tentar prever as recusas antes que ocorram, mas é possível consultar pelo nosso número na tela Manutenção -> Financeiro -> Histórico Retorno Boletos ou até pela ocorrência 03 para localizar todos os boletos que já foram recusados. Acione o suporte neste caso enviando o arquivo remetido ao banco do dia útil anterior para obter orientação de como resolver o problema.

5 - O boleto específico foi pago, baixado, descontado com envio para outra conta, protestado, etc, etc...
Consulte pelo nosso número na tela Manutenção -> Financeiro -> Histórico Retorno Boletos para obter todas as ocorrências registradas para o boleto e localizar o que aconteceu e acione o banco ou o nosso suporte conforme o caso.
    • Popular Articles

    • Treinamento ERP Blue System Vendas

      Seguem os links dos novos vídeos dos treinamentos de Vendas do ERP Blue System  Cadastro de Clientes:   https://youtu.be/xBjl6Mv95iw Lista de Preços:            https://youtu.be/dR4B_W5-2HQ Pedido de Venda:         https://youtu.be/z_da9x2XH8A E ...
    • Dicas de como agilizar a solução do seu chamado

      Olá, bem vindo a novo sistema de chamados dos produtos Vanguarda TI. Se você está aqui provavelmente tem algum problema que precisa de solução e seria legal se o problema fosse resolvido rapidamente, então para agilizar a solução do seu chamado veja ...
    • Rejeição NF-e 105 - "Em processamento" e 999 - "Erro não catalogado" e emissão em contingência

      Ao emitir uma Nota Fiscal eletrônica existem inúmeros erros que podem retornar das receitas conforme o caso, mas dois erros são mais preocupantes:  105 - Em processamento Esse é um erro que deve ser tratado com muito cuidado. Os servidores das ...
    • Unable to complete Network request - ou - Error writing data to the connection

      A mensagem "Unable to Complete Network Request" ou "Error writing data to the connection - send_packet/send" indica claramente problemas na conexão de Internet ou problemas no roteador sem fio no local. Verificamos também em alguns casos ...
    • Impressão Danfe, boletos e outros relatórios cortados

      Olá, neste artigo estou informando um problema comum de configuração do Sistema Operacional Windows que acaba prejudicando não somente o uso do sistema  ERP Blue System como vários outros aplicativos.  A princípio, o ajuste para impressão de todos os ...