Olá,
Este artigo vai ajudar na orientação de como funcionam os boletos bancários no ERP Blue System.
As principais vantagens de emitir os boletos pelo ERP são:
-> Os boletos são emitidos em seguida à nota fiscal e enviados junto com a mercadoria e enviados também por email em seguida ao envio da nota fiscal.
-> Ao gerar a remessa com todos os boletos emitidos ao final do dia todos são registrados no banco sem a necessidade de recadastrar ou redigitar com os valores exatos que constam na venda e na nota fiscal emitidas evitando possíveis erros de digitação.
-> No dia seguinte ao registra o arquivo de retorno é verificado o aceite ou em raros casos a recusa dos boletos, sendo possível tomar a providência de correção, caso necessário imediatamente após a informação recebida.
-> Qualquer ocorrência de qualquer boleto é recebida nos arquivos de retorno e registrada ao processar o retorno sendo possível acompanhar todo o histórico de cada boleto (aceite, recusa, alteração, desconto, pagamento, protesto e qualquer outra ocorrência que o banco enviar) ao pesquisar pelo número, sem a necessidade de acessar o banco.
-> Ao efetuar o pagamento o arquivo de retorno envia a informação ( normalmente ocorrência 06 ) e o ERP efetua a quitação do título incluindo valores de multa e juros caso existam e lançando as taxas cobradas pelo banco (caso esteja configurada) finalizando a pendência e fazendo o lançamento para o ajuste da conciliação bancária e ajustando a liberação dos limites de crédito definidos para cada cliente permitindo que os vendedores tenham autonomia para oferecerem vendas em boleto sem a necessidade de autorização até o limite definido. Deste modo as pendências que constarem no sistema serão precisas e atualizadas e o histórico de atrasos e pendências aparecerá na ficha financeira do cadastro de cada cliente.
Bancos homologados para emissão de boletos em sistema próprio
Em primeiro lugar vamos detalhar os bancos que já foram desenvolvidos para emissão de boletos pelo ERP Blue System. Normalmente antes de iniciar a emissão dos boletos os bancos recomendam que seja feita a homologação e conferência das configurações, gerando segundo as regras enviadas boletos de teste e arquivo de remessa teste. Para esta primeira configuração seguem as informações necessárias de cada banco homologado:
Ao solicitar a homologação ao banco informe que o boleto será gerado por sistema próprio e informe o formato do arquivo conforme consta abaixo para o banco escolhido (CNAB 240 ou CNAB 400)
001 - Banco do Brasil
- Agência com dígito.
- Conta corrente com dígito.
- Número do convênio que faz parte do nosso número
- Carteira, provavelmente 17-019
CNAB 240
033 - Banco Santander
- Agência com dígito.
- Conta corrente com dígito.
- Código de transmissão para CNAB 240
- Carteira, provavelmente101
CNAB 240
041 - Banco Banrisul
- Agência
- Conta corrente com dígito.
- Carteira a ser utilizada.
- Tipo de documento.
- Código do Cedente que será impresso no Boleto.
CNAB 400
077 - Banco Inter
- Agência - 0001-9 sempre
- Carteira - 112 sempre
- Configura banco Imprime = S
- Conta corrente com dígito
- Número de cobrança
CNAB 400
Para este banco é feita a remessa antes da impressão do boleto, e o boleto para envio deve ser obtido e envido pelo sistema do banco
Em seguida é solicitada a geração do retorno e registrando os dados do número e aceite são gravados para poder efetuar a baixa quando feito o pagamento.
077 - Banco Inter
- Agência com dígito = 0001-9
- Conta corrente com dígito
- Numero de cobrança
- Carteira = 112 -> Banco imprime = S -> o arquivo é gerado e enviado, mas o banco gera o nosso número e o boleto é baixado no sistema do banco e enviado manualmente ao cliente
CNAB 400
085 - Cooperativa Sistema Ailos / ViaCred
- Agência com dígito
- Conta corrente com dígito
- Número do convênio
- Carteira - provavelmente 1
CNAN 240
104 - CEF - Caixa Econômica Federal
- Agência
- Conta corrente com digito.
- Código do Cedente que será impresso no Boleto.
- Carteira - provavelmente 01
CNAB 400
237 - Banco Bradesco
- Agência com dígito.
- Conta corrente com digito.
- Número escritural que identifica a empresa no arquivo CNAB 400.
- Carteira - provavelmente 9
CNAB 400
246 - Banco ABC Brasil
- Agência com dígito.
- Conta corrente com digito.
- Número de Cobrança.
- Carteira - provavelmente 110
CNAB 240
336 - C6 Bank
- Agência = 1
- Conta Corrente
- Carteira = 20
- Id Cedente
CNAB 400
341 - Banco Itaú
- Agência
- Conta corrente com digito.
- Carteira - provavelmente 109
CNAB 400
389 - Banco Mercantil
- Agência
- Conta corrente
- Carteira - provavelmente 01
CNAB 400
422 - Banco Safra
- Agência
- Conta corrente com digito
- Carteira - provavelmente 1
CNAB 400
707 - Banco Daycoval
- Agência = 0001-9
- Conta corrente com dígito
- Carteira = 121
- Número da Operação
- Código do cedente
- Faixa de nosso número
- código inical de nome dos arquivos
CNAB 400
748 - Cooperativa Sicredi
- Agência
- Conta corrente com digito.
- O Posto responsável pela conta corrente (dois dígitos).
- Código do Beneficiário.
- Carteira - provavelmente 1
CNAB 240
756 - Cooperativa Sicoob
- Agência com dígito.
- Conta corrente com digito.
- Número da cooperativa.
- Código do Beneficiário.
- Carteira - provavelmente 1
CNAB 240
Pag Hiper -> Ideal para boletos antecipados pelo ERP ou pelo e-commerce pois só haverá a cobrança se o cliente efetuar o pagamento, Não existe cobrança para boletos cancelados. Não protesta e não oferece desconto de títulos. Repasse do valor em 2 dias.
Não é necessário homologar, boletos gerados via API e gerados no Browser.
- Credenciais , Api key e Token
Factorings -> Neste caso dependendo da orientação de cada factoring a conta corrente é ajustada para "banco Imprime", para que a os títulos sejam enviados na remessa mesmo sem a impressão dos boletos. A Factoring informará o tipo de arquivo que deseja para obter as informações ( Bradesco, itaú ou Banco do Brasil ) e solicite ao suporte o ajuste para essa configuração.
Caso exista algum banco que não está nesta relação que gostaria que fosse desenvolvida a emissão dos boletos, envie a documentação referente à estrutura dos boletos e arquivos de Remessa e Retorno de cobrança CNAB do banco específico para o email do suporte.
Normalmente os bancos solicitam que antes de iniciar a emissão por sistema próprio seja enviado boletos e arquivos de remessa teste. Para isso é necessário entrar em contato com o seu gerente ou com o suporte de cobrança do banco e informar que deseja iniciar a cobrança com a emissão de boletos por sistema próprio e a orientação inicial será enviada.
Para habilitar ou desativar a emissão de boletos de uma conta corrente o campo "Gera Boleto" do cadastro da conta corrente deve ser alterado para S em Manutenção -> Tabelas -> Financeiro na aba Conta Corrente.
No pedido deve ser informada uma forma de pagamento que indique o tipo BL - Boleto e a quantidade de parcelas e prazos de pagamento.
Na tela Manutenção -> Financeiro -> Liberação de Pedidos é selecionada a conta corrente que deseja fazer a emissão dos boletos.
Ao emitir a nota fiscal os boletos ( já homologados ) são impressos em seguida à nota fiscal conforme a configuração efetuada na homologação.
Ao final do dia na tela Manutenção -> Financeiro -> Remessa de Boletos Banco deve ser gerado o arquivo de remessa de cada banco e enviados para cada banco na opção transmissão de arquivo de cobrança ou similar ( consulte o help do site do banco sobre cobrança bancária para maiores informações sobre as remessas e retornos CNAB ).
Selecione a conta corrente do banco no campo da parte de cima da tela e clique no botão "Gera Remessa" -> Todo boleto impresso, não recebido, e ainda não enviado será enviado no arquivo na pasta indicada no começo do texto. algo como "S:\bluesys\remessa\XXXX\NNN\CB999999.REM". Aonde XXXX indica o código da empresa e NNN indica o número do banco e o 999999 indica a data da geração do arquivo no formato sugerido por cada banco.
O processamento dos boletos ocorre durante à noite.
No começo do dia deve-se entrar no site de cada banco e baixar os arquivos de retorno e nesta mesma tela Manutenção -> Financeiro -> Remessa de Boletos Banco. Tome cuidado quando o arquivo é baixado adicionando o final (1) ou (2) o que pode indicar que o arquivo já foi baixado e pode já ter sido processado anteriormente e se for processado com outro nome uma segunda vez pode baixar em duplicidade causando problemas na conciliação bancária e no cálculo correto do limite disponível do cliente.
Selecione a conta corrente do banco no campo da parte de cima da tela e clique no botão "Ler Retorno" e selecione o arquivo baixado.
O conteúdo do arquivo será mostrado na tela e para processar o arquivo registrando o conteúdo no histórico de Retornos e baixando os boletos quitados clique em Processa.