Olá este arquivo orienta sobre este comportamento e o motivo do bloqueio
Em primeiro lugar o nível do usuário que logou no ERP pode não permitir alteração do vendedor. Normalmente os níveis dos usuários vendedores não permitem a troca.
Outro bloqueio pode ocorrer quando o cliente que deseja alterar está vinculado a um representante ( filial vinculada à matriz por exemplo ou cliente de faturamento direto )
Não é permitido trocar o vendedor de clientes vinculados, pois o vendedor do cliente final deve sempre ser o mesmo do representante.
Para trocar o vendedor deste cliente, é preciso trocar o vendedor do representante e deste modo irá transferir todos os clientes vinculados a ele para o novo vendedor.
Você pode também, desvincular e salvar, com isso poderá ser feito a troca.
Para desvincular, segue o caminho abaixo:
Manutenção --> Vendas --> Cadastro de clientes
Selecione o cliente, clique em alterar e apague o código e nome do representante, depois é só salvar.
Feito isso, clique novamente em alterar e você verá que o campo do vendedor estará habilitado para fazer a alteração.
Mas é importante lembrar que teoricamente o cliente é indicação do representante e vender direto pode causar problemas futuros na relação comercial entre as empresas.