Este artigo tem como objetivo orientar a respeito da importação do arquivo xml da nota fiscal emitida pelo fornecedor, possibilitando atrelar os códigos do fornecedor a um produto já cadastrado ou até fazer um pré-cadastro do produto.
Antes de iniciar a importação do xml da NF-e com o objetivo de cadastrar novos produtos verifique e confirme se os produtos que estão na nota fiscal já não estão cadastrados para evitar duplicidades. Verifique também se a transportadora está cadastrada, apesar de que será possível alterar caso não haja interesse em cadastrar uma transportadora que não será utilizada em vendas.
Ao importar os xmls das NF-e existem 2 opções, associar a um produto já existente cadastrado amarrando os códigos da nota fiscal do fornecedor com os do ERP ou pré-cadastrar como novo produto.
A primeira checagem do ERP ao importar é conferir se o destinatário da nota fiscal é a empresa proprietário do ERP. Caso esteja utilizando filiais, confirme estar com a filial correta ativa antes de iniciar. ( verifique o nome no rodapé da página pricipal )
Abra a tela "Manutenção -> Compra -> Pedido de Compras", mas é possível importar o xml também no recebimento do pedido de compra, mas nesta tela os produtos não poderão ser cadastrados, somente associados com os da lista de preços pois o pedido de compra já deve estar pronto e confirmado, mas as divergências de cadastro serão apontadas com relação ao que consta no xml da nota fiscal.
Na tela de pedido de compra clique em Incluir e depois no botão "ImpXML" e selecione o arquivo.
Se o fornecedor não estiver cadastrado, o ERP abrirá a tela de cadastro de fornecedores para que o cadastro seja feito com os dados do xml. Neste caso compete as informações e salve e depois clique em "$ Confirmar"
Se preferir importar na tela de recebimento de pedido de compra clique em Alterar e depois no botão "ImpXML" e selecione o arquivo.
Se o código EAN que consta no xml ou a descrição NF forem encontrados no cadastro de produtos este será automaticamente carregado e as divergências de cadastro serão apontadas.
Caso contrário o ERP informará que o produto não foi encontrado e perguntará se deseja cadastrar.
Respondendo "Sim" será criado o novo cadastro com fabricante 1 e Tipo/Sub-Categoria DIV, cadastrando o NCM se necessário. O cadastro precisará ser revisado pois tipo/categoria e fabricante são informações que não constam no xml e se a compra foi feita de fornecedor de outra UF que não tenha protocolo Confaz de ICMS ST firmado com a UF do destinatário, as informações referentes ao ICMS e à Substituição Tributária podem estar incorretas no pré-cadastro. O IPI sempre será cadastrado zerado para as emissões das notas de saída, considerando que está adquirindo no mercado interno, então se estiver importando a nota fiscal de uma trading confira as informações de origem e porcentual de IPI.
Respondendo Não ele abrirá a Lista de Preços para que selecione o produto já cadastrado associando-o ao produto da nota fiscal. Recomendo que não faça associações incorretas pois a associação ficará gravada para a próxima compra, mas é possível remover a associação incorreta na própria tela de pedido de compras.
Ao finalizar todos os itens será aberto um arquivo de texto com todas as mensagens e observações apontadas de divergências que precisam ser corrigidas.
Ao selecionar um produto já cadastrado só serão atualizadas pela importação, caso confirme as informações GTIN/EAN e FCI com o que estiver no xml da nota fiscal do fornecedor.
Com a importação do xml o cadastro dos produtos será agilizado e revisado evitando emissões incorretas.