Olá
Neste artigo descreverei a funcionalidade de geração automática de GNRE ICMS Difal EC 87/15 e ICMS ST.
Empresas optantes do Simples nacional não geram a GNRE do ICMS Difal para não contribuintes pois existe um ADI que as Isenta desta obrigação, mas não isenta da GNRE de ICMS ST para empresas contribuintes do ICMS, mesmo que em vendas para Uso, consumo ou Ativo, neste caso somente o ICMS Difal, pois o MVA é zerado.
A primeira configuração é o parâmetro que indicará a conta contábil para geração do contas a pagar destas Guias. Esta parametrização é solicitada ao suporte indicando qual a conta que deve ser utilizada.
Na sequencia, é necessário se registrar no sistema GNRE PE no link abaixo
Clique em
E informe os dados da empresa e o email
Após a impressão de cada nota fiscal é gerado um arquivo S:\bluesys\GNRE\FILI\NF000001-gnre.txt que contém o boleto pdf em formato texto base64 e é gerado também um arquivo que pode ser utilizado pelo sistema de pagamento online do Banco do Brasil : S:\bluesys\GNRE\FILI\ArqPagGNRE_NF000001txt
As novas versões do ERP a partir de 254_r14 utilizam um novo programa extrator do pdf que criará o arquivo S:\bluesys\GNRE\FILI\NF000001-gnre.pdf e pode ser baixado no link abaixo instalando-o na pasta correta.
Se a UF for SP vai gerar o arquivo S:\BLUESYS\GNRE\FILI\NF000001-SP.xml e abrir a página da Sefaz Sp para a geração do Dare via upload e baixar o pdf zipado da Dare.
Selecione o arquivo e clique em Processar lote
Marque o reCaptcha e depois de passar pelas checagens exigidas clique em Gerar DAREs e será baixada a Dare em um arquivo zip na pasta padrão de Download do navegador.