Neste artigo orientarei sobre como se definir as margens e consequentemente os valores de venda nas tabelas de preço e sua Lucratividade.
Deve-se lançar o código, a descrição, Ativo S ou N, o nível de usuário que terá acesso à tabela, Dias em média da forma de pagamento que será permitido para esta tabela e o máximo de desconto.
A campo Comissão de venda pode estar associado ou à tabela de preços utilizada no pedido ou ao grupo de lucratividade associada ao produto e este porcentual será multiplicado pela comissão definida ao vendedor no seu cadastro. No caso das imagens aqui mostradas o ERP está parametrizado com comissão por Tabela. Se estivesse definido por comissão por lucratividade o campo comissão sairia do cadastro de tabela de preço e apareceria no cadastro de Grupos de Lucratividade que mostro a seguir
Você pode criar esse grupos de lucratividade baseados em fornecedores ou fabricantes ou origem por exemplo e associar como quiser, além de controlar o máximo de desconto permitido pelos vendedores em casos de lucratividades maiores ou menores.
Recomendo que não crie muitos grupos pois será necessário fazer uma matriz de relacionamentos entre as tabelas e os grupos de lucratividade tornando a sua manutenção bastante complexa se criar muitos itens de cada tela.
O código da Lucratividade é definido em 1 letra o que limitaria em 26, mas foi ampliado diferenciando maiúsculas e minúsculas o que ampliou o limite para 52 grupos de lucratividade no máximo.
A aba seguinte Tab x Lucrat você associa a tabela de preço à lucratividade determinado o porcentual de margem sobre o valor Custo Tabela do cadastro de produtos para formar o valor de venda de cada tabela. A coluna ao lado "Lucrat" ( somente leitura ) informará a lucratividade baseada no valor da venda relativa à margem que lançou na fórmula Lucrat = (Venda - Custo)/Venda.
Na parte de baixo da tela aparecem a descrição da tabela e do grupo de lucratividade selecionados.
Alguns clientes preferem definir os valores de venda sem cálculo, digitando o valor de venda que deseja ou que quer enviar para os Market Places.
Existem duas possibilidades para fazer deste modo.
O primeiro modo é definindo uma só lucratividade com margem = 1 e deste modo no cadastro de produtos é lançado o custo no campo Custo Bruto e na coluna Custo Tabela lança o valor de venda desejado e este valor aparecerá na tabela. para esta opção caso queira mais de uma tabela será necessário definir um porcentual sobre o primeiro valor lançado para a primeira tabela.
Outro modo que pode ser aplicado em Market Places é a definição do Valor Sugestão e a indicação para que este valor seja o enviado.
No ERP, o valor sugestão a princípio, é sugerido apenas em casos de pedidos de faturamento direto com representante vinculado no valor de nota fiscal.